Cogumelos Urakami
Cientistas detectam carência de vitamina D em pacientes com coronavírus
Os cogumelos são importantes fontes naturais de vitamina D, além de ter valores nutricionais altos. Um sistema imunológico eficiente é formado por alimentação saudável e balanceada além boas práticas diárias, que aumentem a qualidade de vida.

Durante esta fase de pandemia, a Universidade de Turim realizou estudos que associam a vitamina D como importante ferramenta para a infecção respiratória não se agravar.

Citações importantes destes estudos:

"O estudo, de autoria dos professores de geriatria Giancarlo Isaia e de histologia Enzo Medico foi submetido aos membros da Academia de Medicina de Turim, que consideraram os primeiros resultados "muito interessantes", afirma reportagem do jornal italiano "La Repubblica. O estudo analisa as possíveis causas do contágio da covid-19 e propõe a vitamina D não como uma cura, mas como uma ferramenta para reduzir o risco de a infecção se agravar. Os primeiros dados preliminares coletados atualmente em Turim indicam que muitos pacientes hospitalizados por covid-19 apresentam falta de vitamina D." - UOL

"A análise, também realizada seguindo as recomendações recentes da Associação Dietética Britânica, investigou o papel que a falta de vitamina D poderia desempenhar, o que na Itália afeta grande parte da população, principalmente os idosos, nesta pandemia. No documento, os autores sugerem aos médicos, em associação com as conhecidas medidas gerais de prevenção, garantir níveis adequados de vitamina D na população ", mas sobretudo naqueles já infectados, em seus familiares, nos profissionais de saúde, em idosos frágeis, nos hóspedes das residências assistenciais, nas pessoas em regime de isolamento e em todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz do sol.

Essas indicações derivam de inúmeras evidências científicas - escrevem os professores - que demonstraram um papel ativo da vitamina D na modulação do sistema imunológico, a associação frequente da carência de vitamina D com inúmeras patologias crônicas que podem reduzir a expectativa de vida em idosos" , ainda mais no caso da infecção por Covid-19, um efeito da vitamina D na redução do risco de infecções respiratórias de origem viral, incluindo as causadas por coronavírus e a capacidade da vitamina D de neutralizar os danos nos pulmões causados ​​pela hiper-inflamação". - La Repubblica

Ainda seguindo o estudo postado no portal PrePrint (plataforma multidisciplinar que agrega artigos científicos de forma mais dinâmica):

"De acordo com um estudo recente, o sistema imunológico humano requer micronutrientes específicos, como vitaminas A, B6, B12, C, D e E, cobre, ácido fólico, ferro, selênio e zinco. Esses nutrientes trabalham juntos, sem as proporções certas destes micronutrientes, barreiras físicas e células imunes não podem fazer seu trabalho corretamente. Algumas pessoas não recebem micronutrientes suficientes e outras, sob condições fisiológicas de infecção, estresse e poluição obtiveram uma maior perda desses nutrientes armazenados no corpo.

Mesmo uma pequena deficiência de um ou mais micronutrientes essenciais pode prejudicar o sistema imunológico. O estudo continua: “Embora existam dados contraditórios, as evidências indicam que a suplementação com múltiplos micronutrientes com papéis de apoio imunológico podem modular a função imunológica e reduzir os riscos de infecção. Os micronutrientes com as evidências mais fortes de fortalecimento imunológico são as vitaminas C, D e zinco. Melhor modelo de estudos clínicos em humanos para dosagem e combinações de micronutrientes em diferentes populações são necessárias para substanciar os benefícios da suplementação de micronutrientes contra infecções". - PrePrint

A vitamina D é obtida com exposição ao sol, em horários menos nocivos. Os cogumelos são uma fonte natural da vitamina, que também é encontrada em suplementos.

Neste cenário de cuidados extensivos no mundo todo, ressaltamos que os estudos afirmam que a vitamina D demonstrou ser um apoio no tratamento, mas não é cura, diminuindo as probabilidades de infecções mais graves nos pulmões.

Também ressaltamos que a prática de hábitos saudáveis, como exercícios fisicos, neste momento se torna difícil, mas podemos manter, na medida do possível, uma alimentação balanceada para que o corpo tenha condições de manter um sistema imunológico eficiente. Vamos permanecer fortes para que esta pandemia se encerre o mais cedo possível!

Fontes:

• Jacopo Ricca, do portal La Repubblica, da Itália, em 26/03/2020 (https://bit.ly/3bHnovg)
• Grant, W.B.; Lahore, H.; McDonnell, S.L.; Baggerly, C.A.; French, C.B.; Aliano, J.L.; Bhattoa, H.P. Vitamin D Supplementation Could Prevent and Treat Influenza, Coronavirus, and Pneumonia Infections. Preprints 2020, 2020030235 (doi: 10.20944/preprints202003.0235.v1). (https://bit.ly/33WVAjY)
• Marcelo Oliveira, Do UOL, em São Paulo em 28/03/2020 (https://bit.ly/2WY3052)


29/03/2020
mais novidades
sobre nós
O Grupo Urakami é referência na América Latina no cultivo de cogumelos especiais, principalmente a variedade Shimeji Preto. Hoje distribuimos para o Brasil cogumelos especiais in-natura, cultivados com métodos 100% naturais, sem uso de agrotóxicos, em ambientes com temperatura, umidade e CO² controlados, além de análises microbióticas regularmente.
(11) 4723.1172 e (11) 4722.4117
contato@urakami.com.br
Estrada Municipal Masataki Takizawa, s/nº
Mogi das Cruzes/SP
CEP 08760-500
navegação
Cogumelos Urakami, Mogi das Cruzes/SP
     
desenvovimento: clavis 42 + inotech